Compartilhe

   Acesse

Comunidade

Eucarística



O carisma da Comunidade Eucarística dos Acatístos – COMEA é a comunhão do corpo místico de Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo, para a honra e glória de Deus Pai.


Sua vocação é a de destruir muros que dividem as pessoas, e construir pontes de comunhão, em todos os sentidos.

Sua missão, portanto, é estabelecer os meios para que as igrejas se reconheçam na Igreja.

Uma só Fé.

Um só Batismo.

Um só Reino.

Um só Pastor.

Um só Altar.


Atuamos onde ninguém quer ir, ou seja, procuramos e encontramos as situações de morte presentes na sociedade para, ali, ser a vida de Cristo.


Como se fizéssemos ao próprio Jesus, servindo com alegria, coragem e perseverança; não quando queremos, mas somente quando o Senhor e a Igreja nos chamar, com vigilância constante e preparação excelente.


Nosso método de ação se desenvolve através de movimentos de discipulado de vida cristã e apostolado para a comunhão da Igreja.


Oramos e Trabalhamos; porque entendemos que é preciso orar para agir, e também é preciso agir em oração.

Isso se dá no engajamento social promovido pela Obra Social da COMEA chamado VOE - Voluntariado Eucarístico.


Todas as atividades presenciais da COMEA acontecem na Casa da Santa Cruz, localizada na Diocese de Santo André, e no Santuário São Judas Tadeu, localizado na Arquidiocese de São Paulo.


Ao longo dos últimos anos desenvolvemos um programa de libertação individual voltado para pessoas em busca do sentido de sua vida, seja no modo presencial ou no modo virtual. 


No modo virtual, o programa é desenvolvido através dos escritos, nas canções e nas palestras formativas ministradas pelo formador da Comunidade.


No modo presencial, o programa acontece através de retiros de imersão ministrados pelos diretores espirituais e pelo formador da Comunidade.

"A minha história começa ainda bem lá atrás quando as nossas atividades eram voltadas dentro do Ministério Eucarístico, e a cada aprofundamento brotava a necessidade de uma Comunidade, mas só o tempo poderia amadurecer está motivação... Dentro do nosso chamado já com a Comunidade Eucaristica chegou os nossos presentes de Deus o Diogo e a Marina.

A virtude de perseverança e intensos momentos de oração nasceram a partir do retiro do Castelo Interior; foi maravilhosa a descoberta de como entrar em nossas próprias misérias e logo depois, no segundo momento, amei iniciar as direções espirituais."



Ana Paula Salviano


São Paulo

"A Comunidade Eucarística vive as suas etapas, com um mover de Deus a cada tempo, quando analiso um pouco dentro do começo ainda antes quando começamos como Ministério Eucarístico é possível observar, que o tempo de Deus é muito diferente... A 1° transformação deve ser sempre a começar dentro de mim, para ser o reflexo da busca na imitação de Cristo, passar pelas moradas do castelo interior de Santa Teresa D'Ávila requer mudança e esforços... Hoje só posso dizer que a melhor parte é sempre refletir... o que para mim é sempre importante que tudo dever ser uma dádiva de Deus e que somente ele Cristo é a resposta."


Everaldo Ribeiro Salviano


São Paulo

"Decisão e perseverança é o resumo da minha experiência com a Comunidade Eucarística. 

Quando eu tomei a decisão, prometi a Deus que não ia ficar mais parada em casa esperando algo acontecer; foi em uma Novena de Natal que participei. Estava experimentando um verdadeiro deserto na minha vida. 

Através da perseverança, nas Novenas, Vigílias, formações e retiros, o Espírito Santo foi trabalhado cada dia na minha vida. 

Eu estava sempre servindo,eu sabia que precisava fazer um aprofundamento na fé. Nas minhas orações, eu falei pra Deus queria participar do Retiro que iria acontecer pra me abastecer porque estava vazia.Naquela mesma semana recebi uma mensagem do moderador, dizendo "você vai participar do Retiro Castelo Interior, neste retiro você vai sentar e escutar a Deus".

Fiquei feliz, Deus ouviu minhas orações. 

O Retiro do Castelo Interior foi uma porta que se abriu. Através das direções espirituais e que descobri quanto estava distante de Deus, vivia cheia de mim.

Hoje eu só tenho agradecer, a Deus por cada formações, e pelas pessoa que ele colocou no meu caminho, pelos sacerdotes que me ajudaram a crescer na fé.

Hoje eu sou uma pessoa restaurada .

 

Minha alma bendize o senhor."



Maria José Batista


São Paulo

"Conheci a comunidade através do retiro, e fique impactada com que simplicidade era feito e o quanto Deus agia.

Eu estava em uma situação de cegueira espiritual: servi em grupo de oração, mas naquele momento, eu precisava ser resgatada, pois nem o caminho eu conseguia ver nem na ida nem na volta.

Mas através de apoio, formações, direção espiritual e autoconhecimento, posso dizer hoje sou outra pessoa e só tenho a agradecer por fazer parte desta comunidade.

Através dela sinto a ação do Espírito Santo me transformando a cada dia"


Ana Francisca Reis


São Paulo

"Em um momento muito difícil da minha vida, quando eu me encontrava totalmente perdida e sem rumo após o término de um relacionamento de 24 anos, conheci a Comunidade Eucarística através de um curso que estava fazendo no Santuário São Judas Tadeu e então surgiu a oportunidade de fazer o Retiro do Castelo Interior – Moradas de Santa Teresa D’Avila promovido pela Comunidade.

Comecei assim a verdadeiramente me encontrar com Deus e comigo mesma, pois passei a me conhecer melhor, conseguindo enxergar meu erros e pecados e o que me afastava de uma vida na presença de Deus.

E assim fui transformando o meu ser e o meu proceder, mudando meus comportamentos e valores antigos para uma nova vida motivada para a entrega em serviço e oração, através dos ensinamentos, formação e direção espiritual que a Comunidade Eucarística me ofereceu, além de poder vivenciar as obras e ações realizadas para os nossos irmãos menos favorecidos, realidades antes desconhecidas para mim...

Hoje me sinto em paz e bastante feliz de uma maneira constante, pura e simples; com sede de estar sempre querendo mais beber e viver dentro da Palavra de Deus, buscando ser uma pessoa melhor diariamente e estar à disposição para tudo àquilo que Ele planejou para a minha vida. Agradeço a Deus todos os dias por ter tido misericórdia de mim e permitir que eu entendesse o Seu chamado, me dando essa oportunidade de conhecer a Comunidade e assim ela ter me direcionado no caminho da fé e da salvação, pela nova família comunitária que ganhei , por todas as benção recebidas e por todas aquelas que ainda virão!"


Susana Salatini


São Paulo

Share by: